sábado, 30 de agosto de 2008

Minerais - PIRITA

A Pirita é um mineral amarelo metálico, também conhecido como "ouro dos tolos", pelo fato de ter cor parecida com o ouro. Distingue-se deste pela menor densidade e pelo fato de que não é maleável como o ouro. Sulfeto de ferro natural. É matéria prima na produção de enxôfre e ácido sulfúrico.
Propriedades Físicas:

Brilho:metálico
Clivagem: pobre
Cor:amarelo metálico, amarelo bronze
Fratura: irregular a conchoidal
Transparência: opaco
Dureza (Escala de Mohs): 6,5
Densidade:5,1 g/cm3
Hábito: cúbico com faces estriadas, octaédrico
Tenacidade:Friável
Traço: preto esverdeado
Propriedades Óticas e Cristalográficas:
Sistema Cristalino:Isométrico

Propriedades Químicas:
Classe:Sulfeto
Composição: sulfeto de ferro
Fórmula Química - FeS2
Elementos Quimicos: Ferro e enxôfre

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

São Paulo - 2008




Fui em São Paulo.
É a maior cidade do Brasil, polo tecnológico. Uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global. São Paulo é considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta.
A cidade é mundialmente conhecida, e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fontes de energia limpa e renovável...




Por ser um pais banhado por diversos rios, a principal fonte de geração de energia no brasil é hidráulica, representando cerca de 90% da geração de nossa energia.
Utilizando esse potencial a PCHs Bonfante está sendo construídas no rio paraibuna, nos municípios de Comendador Levy Gasparian (RJ).
A PCH Bonfante fazem parte do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – PROINFA, que é financiada pelo BNDES.
O objetivo desta iniciativa é promover a diversificação da matriz energética brasileira a partir de fontes de energia (a força das águas e dos ventos, o sol e a biomassa), esta última fornecida por matérias de origem vegetal.
Estes empreendimentos apresentam prazos de construção reduzidos e menores impactos ambientais se comparados as Grandes Usinas Hidrelétricas. Além disso, a energia produzida pelas PCHs é limpa e renovável.